Quando há interação social através da linguagem, a pessoa tem um fim a ser atingido. Há relações que se deseja estabelecer, algum efeito que a pessoa pretender causar no seu enunciado ou na sua fala, comportamentos que se esperam ser desencadeados. O que se espera, na verdade, é atuar sobre o(s) outro(s) de determinada maneira e obter determinadas reações, podendo ser verbais ou não verbais.
Dessa forma, podemos afirmar que o uso da linguagem é essencialmente argumentativo, pois pretendemos orientar os enunciados que produzimos no sentido de determinadas conclusões. A argumentação e a persuasão estão presentes de várias formas da nossa vida diária, como por exemplo editoriais de jornais, discursos políticos, jurídicos, publicitários ou qualquer outro tipo de texto, podendo até mesmo ser uma carta, um email ou uma mensagem por aplicativo de mensagem para alguma empresa ou pessoa. Artigos científicos e de opinião são outros exemplos de textos que trazem em si elementos linguísticos de argumentação.
Os articuladores discursivo-argumentativos colaboram para a argumentatividade do texto. Segundo Koch (2004), são elementos que determinam o valor argumentativo dos enunciados, constituindo-se em marcas linguísticas imprescindíveis para a construção do texto opinativo.
Os articuladores argumentativos podem ser representados por palavras ou locuções que visam a produzir, em determinado texto, um conjunto de elementos que se dirigem a um processo de argumentação.Eles podem ser utilizados para estabelecer uma ligação entre orações e períodos (nível micro) ou ainda conectar os parágrafos de um texto (nível macro). Em ambos os casos, eles são utilizados para se obter um todo coeso e coerente, processo visível na construção estrutural do texto.
Observe as orações abaixo e dê atenção às palavras em negrito.
Quando João Marques completou 30 anos de idade, ele repensou algumas coisas na sua vida. Muito jovem, largou os estudos e começou a trabalhar. Antes dos 20 anos já tinha mulher e filho para sustentar. O salário era pouco, mas não tinha qualquer formação para conseguir um emprego melhor. Então, João decidiu que precisava voltar aos estudos porque desejava ter uma profissão melhor, logo teria um emprego melhor. No entanto, teria que se esforçar muito porque o seu horário de trabalho e o lugar onde morava dificultava muito. Apesar de todas as dificuldades, João estava decidido a algum sacrifício para ter um um futuro melhor. Se ele queria algo melhor, teria que ser assim: com esforço e dedicação. Para aliviar o problema, não apenas João estava determinado como também a sua companheira, Isa Matos, dava total apoio a ele. Só esse fato já dava certeza a ele de que tudo iria dar certo e o futuro da família seria melhor.
As palavras destacadas no texto acima são os articuladores argumentativos e cada um tem uma função específica para articular as ideias e afirmações entre as orações. Observe a seguir quais são suas funções:
quando indica tempo.
e indica soma de duas ou mais ideias dentro de uma oração ou período.
mas indica argumento contrário, ou uma ideia que se contrapõe a outra.
porque introduz uma explicação ou justificativa a partir de uma proposição anterior, podendo ser uma oração ou um período.
logo introduz uma conclusão a partir de uma proposição anterior, podendo ser uma oração ou um período.
apesar de introduz uma ressalva em relação a uma oração ou um período anterior, mas o seu argumento é mais fraco que o outro.
para, no trecho acima, indica finalidade, objetivo.
se indica implicação (relação de uma coisa com outra.
ARTICULADORES ARGUMENTATIVOS COORDENATIVOS
Todos eles têm a mesma função das conjunções coordenativas, porém o estudo a seguir servirá para observá-los dentro de períodos e não apenas entre as orações.
1. ADITIVOS Ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. | e; nem (equivale a e não); não só… como também… mas também; bem como; não só… mas ainda…; não apenas (somente)… como também… |
A sua pesquisa é clara e objetiva.
João vive na moleza, não ata nem desata.
José não apenas está desempregado como também está cheio de contas para pagar.
2. ADVERSATIVOS Ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. | mas; porém; contudo; todavia; entretanto; no entanto; não obstante; mesmo que; mesmo quando; apesar de que; se bem que; em que pese. |
Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
Havia muitas alternativas, contudo escolheu a mais viável.
Todos estavam ocupados, no entanto deram-lhe atenção.
Decidiu comprar a casa, mesmo que tenha pagado mais caro.
Ouviu todo o relatório em silêncio, mesmo quando percebera que não havia mais nada a fazer pela empresa.
Não teve qualquer reação emocionada, apesar de que nunca recebera tamanha homenagem.
Soares foi à escola até o último dia, se bem que ele já estava passado.
Em que pesem as dificuldades do momento, ele não recuará.
3. ALTERNATIVOS Ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. | ou; ou… ou; ora… ora; já… já; quer… quer; seja… seja; talvez… talvez |
Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário.
Teresa ora quer viajar, ora quer ficar em casa.
Talvez ele vá na festa, talvez ele trabalhe.
4. CONCLUSIVOS Ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. | logo; pois (depois do verbo); portanto; por conseguinte; por isso; assim; então; enfim; consequentemente; de modo que; por fim. |
Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.
O dia estava muito bonito, por isso ele levou a família à praia.
A inflação está alta, logo os preços estão altos.
5. EXPLICATIVOS Ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. | que; porque; pois (antes do verbo); porquanto. |
Não demore, que o filme já vai começar.
Os preços estão altos porque a inflação está alta.
OBSERVAÇÕES
a) As conjunções “e”, “antes”, “agora”, “quando” são adversativas quando equivalem a “mas”. Por exemplo:
Carlos fala, e não faz.
O bom educador não proíbe, antes orienta.
Sou muito bom; agora, bobo não sou.
Foram mal na prova, quando poderiam ter ido muito bem.
b) Observe pelos exemplos abaixo como o uso dos articuladores mudam o sentido das orações:
A inflação está alta e os preços estão subindo.
(o articulador argumentativo e apresenta duas ideias que se somam)
A inflação está alta porque os preços estão subindo.
(o articulador argumentativo porque apresenta uma explicação)
A inflação está alta, portanto os preços estão subindo.
(o articulador argumentativo portanto apresenta uma conclusão)