Pular para o conteúdo

  • Semântica
  • Morfologia
    • Adjetivos
      • Adjetivos: Exercícios
    • Advérbios
      • Locuções Adverbiais
      • Advérbios: Exercícios
    • Artigos
    • Conjunções
      • Conjunções Coordenativas
      • Conjunções Subordinativas
      • Conjunções: Exercícios
    • Interjeições
    • Numerais
    • Preposições
    • Pronomes
      • Pronomes Pessoais – Caso Reto
      • Pronomes Pessoais – Caso Oblíquo
      • Pronomes Pessoais – Exercícios
      • Pronomes Demonstrativos
        • Pronomes Demonstrativos – Exercícios
      • Pronomes de Tratamento
        • Pronomes de Tratamento – Exercícios
      • Pronomes Interrogativos
        • Pronomes Interrogativos – Exercícios
      • Pronomes Possessivos
        • Pronomes Possessivos – Exercícios
      • Pronomes Relativos
        • Pronomes Relativos – Exercícios
    • Substantivos
      • Substantivos: Tipos
      • Substantivos: Gênero, Número e Grau
      • Substantivos Compostos: Formação do Plural
      • Substantivos: Exercícios
    • Verbos
  • Fonética / Fonologia
  • Sintaxe
    • Adjuntos Adnominais
    • Adjuntos Adverbiais
    • Articuladores Argumentativos Coordenativos
    • Articuladores Argumentativos Subordinativos

Conjunções: Exercícios

  • Início   /  
  • Conjunções: Exercícios

1. Não estudei, pois estava muito cansado.
A conjunção “pois” indica:
A) Causa
B) Concessão
C) Condição
D) Comparação


2. Quero sair, mas ainda não terminei o trabalho.
A conjunção “mas” expressa:
A) Explicação
B) Contraste
C) Adição
D) Finalidade


3. Se chover, cancelaremos a apresentação.
A conjunção “se” expressa:
A) Consequência
B) Proporção
C) Condição
D) Causa


4. Porque estava atrasado, saiu correndo.
A conjunção “porque” indica:
A) Explicação
B) Causa
C) Concessão
D) Proporção


5. O jogo foi adiado, portanto ninguém saiu.
A conjunção “portanto” indica:
A) Oposição
B) Adição
C) Conclusão
D) Comparação


6. Embora quisesse ajudar, ele não sabia como.
A conjunção “embora” expressa:
A) Causa
B) Concessão
C) Finalidade
D) Condição


7. Todos aplaudiram, porque gostaram do discurso.
A oração introduzida por “porque” é:
A) Condicional
B) Comparativa
C) Subordinada adverbial causal
D) Coordenada conclusiva


8. Era necessário que ela falasse com clareza.
A conjunção “que” é classificada como:
A) Subordinativa causal
B) Subordinativa integrante
C) Coordenativa explicativa
D) Subordinativa comparativa


9. O menino chorava, e a mãe tentava acalmá-lo.
A conjunção “e” tem valor:
A) Causal
B) Conclusivo
C) Aditivo
D) Explicativo


10. Como estudou bastante, passou com louvor.
A conjunção “como”, nesse contexto, indica:
A) Comparação
B) Causa
C) Conformidade
D) Concessão


11. Saiu cedo porque estava cansado, mas voltou.
A relação entre as ideias envolve:
A) Comparação e finalidade
B) Causa e oposição
C) Adição e consequência
D) Conformidade e concessão


12. Não só estudou, mas também ajudou os colegas.
A relação entre as ideias é de:
A) Oposição
B) Concessão
C) Alternância
D) Adição reforçada


13. Se correr, chega a tempo; caso contrário, atrasa.
As expressões indicam:
A) Condição e consequência
B) Condição e contraste
C) Causa e finalidade
D) Tempo e explicação


14. Estava com medo, mas foi, porque era importante.
A frase contém:
A) Adição e causa
B) Causa e condição
C) Oposição e causa
D) Conclusão e comparação


15. O aluno leu o texto, logo entendeu, pois era simples.
As conjunções indicam:
A) Conclusão e explicação
B) Oposição e consequência
C) Finalidade e causa
D) Proporção e tempo


16. Embora cansado, foi à aula porque tinha prova.
As conjunções estabelecem:
A) Condição e explicação
B) Concessão e causa
C) Oposição e tempo
D) Comparação e consequência


17. Que ele mentiu é claro, mas não provamos.
A conjunção “que” introduz uma:
A) Oração subordinada adverbial
B) Oração subordinada substantiva
C) Oração coordenada explicativa
D) Oração subordinada adjetiva


18. Ela sorriu, embora estivesse triste, pois era forte.
As conjunções indicam:
A) Causa e adição
B) Concessão e explicação
C) Tempo e consequência
D) Finalidade e comparação


19. Se estudar mais, irá bem, porque está se esforçando.
O período apresenta orações:
A) Proporcionais e concessivas
B) Condicional e causal
C) Temporais e consecutivas
D) Explicativas e comparativas


20. Chegou tarde, mas ficou, porque queria ajudar.
A relação entre as ideias é de:
A) Oposição e explicação
B) Concessão e causa
C) Comparação e conclusão
D) Finalidade e consequência

GABARITO: 1.A; 2.B; 3.C; 4.B; 5.C; 6.B; 7.C; 8.B; 9.C; 10.B; 11.B; 12.D; 13.B; 14.C; 15.A; 16.B; 17.B; 18.B; 19.B; 20.B

ESTUDOS DO TEXTO

DÚVIDAS DO PORTUGUÊS

CURSOS DE PORTUGUÊS

ESTILÍSTICA

ORTOGRAFIA

ESCRITA CRIATIVA

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

LITERATURA PORTUGUESA

LITERATURA BRASILEIRA

LITERATURA MUNDIAL

Proudly powered by WordPress | Theme: BusiProf by Webriti