1. Não estudei, pois estava muito cansado.
A conjunção “pois” indica:
A) Causa
B) Concessão
C) Condição
D) Comparação
2. Quero sair, mas ainda não terminei o trabalho.
A conjunção “mas” expressa:
A) Explicação
B) Contraste
C) Adição
D) Finalidade
3. Se chover, cancelaremos a apresentação.
A conjunção “se” expressa:
A) Consequência
B) Proporção
C) Condição
D) Causa
4. Porque estava atrasado, saiu correndo.
A conjunção “porque” indica:
A) Explicação
B) Causa
C) Concessão
D) Proporção
5. O jogo foi adiado, portanto ninguém saiu.
A conjunção “portanto” indica:
A) Oposição
B) Adição
C) Conclusão
D) Comparação
6. Embora quisesse ajudar, ele não sabia como.
A conjunção “embora” expressa:
A) Causa
B) Concessão
C) Finalidade
D) Condição
7. Todos aplaudiram, porque gostaram do discurso.
A oração introduzida por “porque” é:
A) Condicional
B) Comparativa
C) Subordinada adverbial causal
D) Coordenada conclusiva
8. Era necessário que ela falasse com clareza.
A conjunção “que” é classificada como:
A) Subordinativa causal
B) Subordinativa integrante
C) Coordenativa explicativa
D) Subordinativa comparativa
9. O menino chorava, e a mãe tentava acalmá-lo.
A conjunção “e” tem valor:
A) Causal
B) Conclusivo
C) Aditivo
D) Explicativo
10. Como estudou bastante, passou com louvor.
A conjunção “como”, nesse contexto, indica:
A) Comparação
B) Causa
C) Conformidade
D) Concessão
11. Saiu cedo porque estava cansado, mas voltou.
A relação entre as ideias envolve:
A) Comparação e finalidade
B) Causa e oposição
C) Adição e consequência
D) Conformidade e concessão
12. Não só estudou, mas também ajudou os colegas.
A relação entre as ideias é de:
A) Oposição
B) Concessão
C) Alternância
D) Adição reforçada
13. Se correr, chega a tempo; caso contrário, atrasa.
As expressões indicam:
A) Condição e consequência
B) Condição e contraste
C) Causa e finalidade
D) Tempo e explicação
14. Estava com medo, mas foi, porque era importante.
A frase contém:
A) Adição e causa
B) Causa e condição
C) Oposição e causa
D) Conclusão e comparação
15. O aluno leu o texto, logo entendeu, pois era simples.
As conjunções indicam:
A) Conclusão e explicação
B) Oposição e consequência
C) Finalidade e causa
D) Proporção e tempo
16. Embora cansado, foi à aula porque tinha prova.
As conjunções estabelecem:
A) Condição e explicação
B) Concessão e causa
C) Oposição e tempo
D) Comparação e consequência
17. Que ele mentiu é claro, mas não provamos.
A conjunção “que” introduz uma:
A) Oração subordinada adverbial
B) Oração subordinada substantiva
C) Oração coordenada explicativa
D) Oração subordinada adjetiva
18. Ela sorriu, embora estivesse triste, pois era forte.
As conjunções indicam:
A) Causa e adição
B) Concessão e explicação
C) Tempo e consequência
D) Finalidade e comparação
19. Se estudar mais, irá bem, porque está se esforçando.
O período apresenta orações:
A) Proporcionais e concessivas
B) Condicional e causal
C) Temporais e consecutivas
D) Explicativas e comparativas
20. Chegou tarde, mas ficou, porque queria ajudar.
A relação entre as ideias é de:
A) Oposição e explicação
B) Concessão e causa
C) Comparação e conclusão
D) Finalidade e consequência
GABARITO: 1.A; 2.B; 3.C; 4.B; 5.C; 6.B; 7.C; 8.B; 9.C; 10.B; 11.B; 12.D; 13.B; 14.C; 15.A; 16.B; 17.B; 18.B; 19.B; 20.B