Os pronomes possessivos são palavras que indicam posse ou pertencimento em relação às pessoas do discurso: quem fala (1ª), com quem se fala (2ª) ou de quem se fala (3ª pessoa).
Pessoas do discurso e seus pronomes possessivos
Pessoa | Singular | Plural |
---|---|---|
1ª | meu, minha | nossos, nossas |
2ª | teu, tua | vossos, vossas |
3ª | seu, sua | seus, suas |
Importante: “Seu, sua, seus, suas” podem gerar ambiguidade, pois podem referir-se a ele/ela/você. O uso de “dele(s)/dela(s)” pode ser necessário para evitar confusões.
Concordância dos pronomes possessivos
Os pronomes concordam com o objeto possuído, e não com o possuidor.
Exemplos:
- João levou sua mochila. → A mochila é dele (mas o pronome concorda com “mochila”, e não com João).
- Nós trouxemos nossos livros. → Os livros são “de nós“, e o pronome concorda com “livros” (masculino, plural).
Uso como elementos de coesão textual
Os pronomes possessivos são frequentemente usados para retomar ou antecipar informações, estabelecendo coesão referencial.
Exemplo:
- Ana mostrou sua medalha. Sua conquista foi comemorada por todos.
(O pronome “sua” faz referência a “Ana” e evita a repetição do nome.)
Ambiguidade com “seu/sua”
Evite frases ambíguas com “seu”:
❌ Maria contou à Ana que seu irmão passou no vestibular.
✅ Maria contou à Ana que o irmão dela passou no vestibular.
1. Ambiguidade com os Pronomes Possessivos
O que é ambiguidade?
Ambiguidade ocorre quando uma frase permite mais de uma interpretação, dificultando a compreensão do sentido pretendido. Isso acontece com frequência no uso de seu, sua, seus, suas, pois eles podem se referir a diferentes pessoas ou elementos no contexto.
Exemplo de ambiguidade:
Mariana disse a Paula que sua ideia era ótima.
De quem é a ideia?
- De Mariana?
- De Paula?
Sem mais informações, a frase é ambígua, pois o pronome “sua” pode se referir a qualquer uma das duas.
Observe os exemplos a seguir:
Maria contou à Ana que seu irmão passou no vestibular.
Quem passou no vestibular, o irmão de Maria ou o de Ana?
Como evitar ambiguidade?
1. Usar formas reforçadas:
- A ideia de Mariana era ótima.
- A ideia dela era ótima.
2. Reescrever a estrutura da frase:
- Mariana disse que achava ótima a ideia de Paula.
- Maria contou à Ana que o irmão dela passou no vestibular.”