1. O que é Semântica?
Semântica é o ramo da linguística que estuda o significado das palavras, das frases e dos textos. Em outras palavras, ela se preocupa com o sentido que construímos ao usar a linguagem. Entender semântica é essencial para interpretar corretamente o que lemos, ouvimos ou dizemos.
2. Tipos de Significado
As palavras podem apresentar sentido literal (objetivo) ou sentido figurado (subjetivo ou simbólico).
- Denotação é o uso da palavra em seu sentido exato, como encontramos no dicionário.
- Conotação é o uso da palavra com um sentido mais criativo, simbólico ou emocional.
Exemplos:
Conotação: “Ela tem um coração de pedra.” (frieza emocional)
Denotação: “Ela tem um coração saudável.”
3. Relações de Sentido entre Palavras
A semântica também estuda como as palavras se relacionam entre si:
Paronímia: palavras parecidas na escrita e no som, mas com sentidos distintos.
Ex.: descrição / discrição
Sinonímia: palavras com significados iguais ou semelhantes.
Ex.: bonito / belo
Antônimia: palavras com significados opostos.
Ex.: alto / baixo
Homonímia: palavras com mesma pronúncia ou grafia, mas significados diferentes.
Ex.: manga (fruta) / manga (roupa)
4. Ambiguidade
Ambiguidade é quando uma frase permite mais de uma interpretação, o que pode causar confusão. Ela pode ocorrer por falta de pontuação adequada, má escolha de palavras ou estrutura gramatical duvidosa.
Exemplo:
“Vi o homem com binóculos.”
(Quem está com os binóculos: eu ou o homem?)
“Daniela comeu um chocolate e sua irmã também.”
(Daniela e a irmã dela comeram um doce ou Daniela comeu o doce e a irmã?)
Evitar ambiguidade é importante para uma comunicação clara.
5. Polissemia e Monossemia
Monossemia é quando uma palavra tem um único sentido, geralmente em contextos técnicos ou científicos.
“hematócrito” (termo médico)
Polissemia é quando uma mesma palavra tem vários significados, dependendo do contexto.
“banco” pode ser instituição financeira ou assento.
6. Campo Semântico e Campo Lexical
Campo semântico é o conjunto de significados que uma mesma palavra pode ter.
Exemplo: “cabeça” pode se referir à parte do corpo, à liderança (cabeça do grupo), etc.
Campo lexical é o conjunto de palavras relacionadas a um mesmo tema ou assunto.
Exemplo: no campo lexical de “escola”, temos: aluno, professor, sala, quadro, lição.
7. Semântica e Comunicação
O contexto em que uma palavra ou frase é usada pode alterar completamente o seu sentido. Por isso, a semântica está intimamente ligada à interpretação e à intenção do falante. Exemplos:
“Ele quebrou a cara.” → Literal ou figurado?
“Você é fogo!” → Pode ser elogio ou crítica, dependendo do tom e da situação.
Exercícios de Fixação de Conteúdo
1. Assinale a alternativa em que as palavras destacadas são sinônimas.
A) Ele negou ajuda, mas depois cedeu.
B) O sol nasceu e os pássaros cantaram.
C) Ela respondeu calmamente, ou seja, de forma tranquila.
D) O médico receitou e o paciente comprou o remédio.
2. Assinale a alternativa em que as palavras destacadas são antônimas.
A) O aluno era pontual e sempre chegava no horário.
B) O tempo estava instável e o clima mudava a todo momento.
C) A moça era muito gentil e atenciosa com todos.
D) O rapaz é muito generoso, ao contrário do irmão, que é bem egoísta.
3. Marque a alternativa que apresenta palavras parônimas:
A) mau / mal
B) sessão / seção
C) acento / assento
D) todas as anteriores
4. Em qual alternativa há um exemplo de homônimos perfeitos?
A) Manga (fruta) / manga (roupa)
B) Cela (prisão) / sela (arreio)
C) Soar (emitir som) / suar (transpirar)
D) Tachar (atribuir) / taxar (impor tributo)
5. A frase “Ela tem um coração de pedra” é um exemplo de:
A) Denotação
B) Conotação
C) Sinonímia
D) Ambiguidade
6. Qual frase é ambígua?
A) O gato da vizinha sumiu ontem.
B) Pedro viu o homem com o binóculo.
C) A menina brincava de boneca.
D) Nós estudamos para a prova de português.
7. A palavra “banco” é polissêmica. Assinale a alternativa em que ela foi usada com sentido diferente:
A) Ele guardou dinheiro no banco.
B) Sentou-se no banco da praça.
C) O banco ofereceu crédito especial.
D) O banco fechou às quatro da tarde.
8. Qual das palavras NÃO pertence ao campo lexical de “hospital”?
A) Enfermeiro
B) Injeção
C) Tabuleiro
D) Prontuário
9. A palavra “cabeça” pode ter vários sentidos. Em qual frase ela é usada com sentido de liderança?
A) Bateu com a cabeça no armário.
B) A cabeça da turma organizou tudo.
C) A criança desenhou uma cabeça engraçada.
D) A cabeça estava doendo muito.
10. Marque a alternativa em que a palavra “fogo” está em sentido figurado:
A) O fogo destruiu a floresta.
B) Acenderam o fogo para cozinhar.
C) Ele é fogo: não para quieto!
D) O fogo queimou a ponta do papel.
11. Leia o texto abaixo e responda:
A menina olhou para o amigo e disse: “Você é um anjo!”. Ele sorriu, entendendo o carinho nas palavras.
O trecho apresenta um exemplo de linguagem:
A) Denotativa
B) Técnica
C) Conotativa
D) Ambígua
12. Leia o texto:
O atleta estava suando muito. Ao sair da quadra, sentou-se no banco e pediu um copo d’água.
A palavra “banco” no texto tem o sentido de:
A) Instituição financeira
B) Assento
C) Conjunto de dados
D) Área de areia no mar
13. Leia o trecho abaixo:
A aluna ficou nervosa e fez uma descrição detalhada da situação, sem perder a discrição que lhe era natural.
As palavras destacadas são:
A) Homônimas
B) Antônimas
C) Parônimas
D) Sinônimas
14. Leia o trecho:
O cantor entrou no palco, pegou o microfone e gritou: “Vocês são meu combustível!”.
A palavra “combustível”, nesse contexto, foi usada com:
A) Sentido denotativo
B) Erro semântico
C) Sentido técnico
D) Sentido conotativo
15. Leia o trecho abaixo:
Depois da tempestade, a situação melhorou, mas o clima ainda era de incerteza.
A palavra “tempestade”, no trecho acima, pode ter sido usada também com sentido:
A) Matemático
B) Figurativo
C) Meteorológico apenas
D) Desnecessário
GABARITO: 1. C; 2. D; 3. D; 4. A; 5. B; 6. B; 7. B; 8. C; 9. B; 10. C; 11. C; 12. B; 13. C; 14. D; 15. B