1. Definição

  • O verbo é a palavra que expressa ação, estado, fenômeno da natureza ou processo.
  • É o núcleo do predicado e se flexiona em pessoa, número, tempo, modo, voz e aspecto.

Exemplos:

  • ação: Ela correu pela manhã.
  • estado: O professor está cansado.
  • fenômeno da natureza: Choveu muito ontem.
  • processo: A planta crescia lentamente.

2. Estrutura do Verbo

  • Radical: parte que traz o sentido básico (ex.: fal-ar)
  • Vogal temática: indica a conjugação (-a, -e, -i)
  • Desinências:
    • Modo-temporal: indicam o tempo e modo (ex.: ava = pretérito imperfeito do indicativo)
    • Número-pessoal: indicam a pessoa do discurso e o número (ex.: mos = nós)

3. Conjugações Verbais

  • 1ª conjugação: verbos terminados em -ar (falar, amar)
  • 2ª conjugação: terminados em -er (vender, correr)
  • 3ª conjugação: terminados em -ir (partir, sorrir)

4. Tempos Verbais

Organizar os tempos em três blocos principais:

a) Presente

  • Expressa ações que ocorrem no momento da fala ou habituais.

Eu estudo todos os dias.

b) Pretérito

  • Perfeito: ação concluída no passado (Ela viajou ontem.)
  • Imperfeito: ação contínua ou habitual no passado (Ele estudava muito.)
  • Mais-que-perfeito: ação anterior a outra no passado (Quando cheguei, ele já partira.)

c) Futuro

  • Do presente: ação que ocorrerá (Estudarei amanhã.)
  • Do pretérito: ação futura em relação a um fato passado (Disse que estudaria.)

5. Modos Verbais

a) Indicativo

  • Certeza, realidade.

Ela trabalha muito.

b) Subjuntivo

  • Incerteza, possibilidade, hipótese.

Se ela trabalhasse mais…

c) Imperativo

  • Ordem, pedido, conselho.

Estude com mais atenção!


6. Vozes Verbais

  • Ativa: o sujeito pratica a ação (O aluno escreveu o texto.)
  • Passiva: o sujeito recebe a ação (O texto foi escrito pelo aluno.)
  • Reflexiva: o sujeito pratica e recebe a ação (Ela se feriu.)

7. Tipos de Verbos

a) Regulares

  • Seguem o modelo padrão de conjugação.

Cantar → canto, cantava, cantarei…

b) Irregulares

  • Apresentam alterações no radical ou nas desinências.

Fazer → faço, fiz, farei…

c) Defectivos

  • Não se conjugam em algumas formas.

Abolir (raramente usado no presente do indicativo: eu ___)

d) Abundantes

  • Possuem duas ou mais formas equivalentes.

Aceitado / Aceito


8. Aspectos Verbais

  • Perfeito: ação pontual ou concluída.

Cheguei cedo.

  • Imperfeito: ação prolongada, habitual ou inacabada.

Eu chegava cedo todos os dias.


9. Verbos Auxiliares e Principais

  • Auxiliares: acompanham o verbo principal e ajudam a formar tempos compostos ou voz passiva.

Tinha saído, foi ferido

  • Principais: carregam o sentido da ação.

Sair, ferir


10. Locuções Verbais

  • Conjunto de dois ou mais verbos que transmitem uma única ação.

Vou estudar, estava fazendo, poderia ter ajudado


11. Colocação Pronominal com Verbos

  • Ênfase na próclise, ênclise e mesóclise com exemplos práticos.

Me disseram que viria.
Disseram-me que viria.
Dar-me-ia um presente?


    12. Verbos Essenciais da Língua Portuguesa

    Alguns verbos da língua portuguesa são considerados verbos essenciais por estarem presentes em inúmeras construções verbais, por sua alta frequência no uso cotidiano e por possuírem usos múltiplos, irregulares ou especiais. Entre eles, destacam-se:


    🔹 1. Verbo SER

    • Indica estado permanente, identidade, características, origem, entre outros.
    • É verbo de ligação.
    • Aparece em locuções verbais, voz passiva e tempos compostos.

    Exemplos:

    • Ela é médica. (identidade)
    • O evento foi realizado ontem. (voz passiva)
    • Isso será resolvido. (futuro passivo)

    🔹 2. Verbo ESTAR

    • Indica estado transitório, localização ou condição momentânea.
    • Também é verbo de ligação.
    • Muito usado para formar o tempo presente contínuo com o gerúndio.

    Exemplos:

    • Ela está cansada. (condição)
    • O livro está na mesa. (localização)
    • Ele está estudando. (ação contínua)

    🔹 3. Verbo HAVER

    • Quando usado no sentido de existir, é impessoal (não tem sujeito).
    • Também é usado para indicar tempo decorrido ou como auxiliar na formação de tempos compostos.

    Exemplos:

    • muitas pessoas na sala. (= existem)
    • Havia anos que não nos víamos.
    • Ele havia terminado a tarefa antes da aula.

    🟡 Observação: Não se usa o verbo no plural quando ele tem valor impessoal:

    • Haviam problemas no setor.
    • Havia problemas no setor.

    🔹 4. Verbo TER

    • Usado para indicar posse, existência (na linguagem informal) e como verbo auxiliar.

    Exemplos:

    • Eu tenho dois irmãos. (posse)
    • Tem gente esperando. (= Há — linguagem informal)
    • Ela tinha estudado muito. (verbo auxiliar)

    🔹 5. Verbo FAZER

    • Pode indicar tempo decorrido, ação ou ser parte de locuções.

    Exemplos:

    • Faz três dias que chove. (tempo decorrido, impessoal)
    • Ele fez um ótimo trabalho.
    • Fazendo isso, você aprenderá mais rápido.

    🔹 6. Verbo IR

    • Indica deslocamento ou forma temporal auxiliar (futuro próximo).

    Exemplos:

    • Eles foram ao cinema. (deslocamento)
    • Vou estudar agora. (futuro do presente com locução)

    🔹 7. Verbo VIR

    • Pode indicar movimento para o local onde está o falante ou ser usado em tempos compostos.

    Exemplos:

    • Ela veio ontem. (movimento)
    • Ele vinha dizendo isso há tempos. (ação contínua no passado)

    🔹 8. Verbo PODER

    • Usado para indicar possibilidade, permissão ou capacidade.

    Exemplos:

    • Você pode sair agora.
    • Poderia me ajudar?

    🔹 9. Verbo DEVER

    • Indica obrigação, conselho ou probabilidade.

    Exemplos:

    • Você deve fazer isso. (obrigação)
    • Deve chover hoje. (probabilidade)

    🔹 10. Verbo PERDER x VERBO GANHAR (dupla oposta e muito comum)

    • Frequentemente aparecem em questões de sentido, antônimos ou locuções idiomáticas.

    Exemplos:

    • Ele perdeu o ônibus. / Ele ganhou tempo com a carona.